terça-feira, 1 de junho de 2010

Cinema

O cinema grego é pouco conhecido no Brasil, porém é muito conceituado na Europa. Muitas filmes de sucesso já foram produzidas, como A Viagem dos Comediantes e Paisagem na Neblina. Entretanto, os maiores destaques ficam para os filmes que retratam a cultura, a dança e a música e principalmente, os sentimentos do povo grego. Muitas produções foram rodadas nas paisagens da Grécia.

Os importantes filmes, são especialmente os dirigidos por Costa-Gavras e os filmes de Théo Angelopoulos. Não só os grandes diretores gregos devem ser lembrados mas, também, artistas, como Melina Mercoury, Irene Papas e outros que aturam em filmes conhecidos.


Atrizes

Melina Mercouri- Melina Amalia Mercouri nasceu, em 18 de outubro de 1920, em Atenas e ficou conhecida como Melina Mercouri (Μελίνα Μερκούρη), foi uma atriz e cantora grega.






Irene Pappás -Em grego Ειρήνη Παππά, é uma atriz e cantora grega. Atuou em mais de setenta filmes numa carreira de mais de cinqüenta anos. Seus mais célebres trabalhos foram as películas Zorba, o Grego e Elektra, do diretor Michael Cacoyannis.

Filmes

Zorba, o Grego- Originalmente Αλέξης Ζορμπάς é um filme greco–americano de 1964 baseado no romance homônimo, de Nikos Kazantzakis.
O filme foi dirigido por Michael Cacoyannis e o personagem-título foi interpretado por Anthony Quinn — que não era grego, mas sim irlandês mexicano. O elenco incluiu Alan Bates como um visitante britânico. O tema, "Sirtaki", de Mikis Theodorakis, tornou-se famoso e popular como canção e dança.





Never on Sunday - (Nunca aos domingos), do grego Ποτέ Την Κυριακή, é uma comédia romântica de 1960 dirigido por Jules Dassin. O filme é falado em grego e inglês.

A protagonista Melina Mercouri era casada com o diretor e ganhou o prêmio do Festival de Cannes de melhor atriz por esse trabalho.




Casamento Grego -Filme dirigido por Joel Zwick, em 2002, e que foi grande sucesso de bilheteria em todo o mundo. A atriz principal, Nia Vardalos, foi quem escreveu a história do filme, da mesma forma como já a retratava em teatros amadores. Filha de gregos, criada nos Estados Unidos, Nia procurava mostrar os costumes gregos e o filme tem muito em comum com sua vida real. O sucesso do filme foi tamanho que acabou virando seriado de TV nos Estados Unidos. Muito da cultura grega é mostrado, porém de forma extremamente exagerada. Entretanto fica claro a simplicidade e a deliciosa afetividade da familia grega que depois de muito sofrimento , especialmente do pai da noiva, aceita o "xenos" (estrangeiro) inglês como marido da filha. O filme é uma comédia romântica leve, mas que trouxe à tona os costumes gregos, ainda vividos por muitos, nos anos de hoje.

0 comentários:

Postar um comentário