quarta-feira, 2 de junho de 2010

Desenvolvimento Econômico e Social

Em 2004, o país recebeu mais de 16,5 milhões de turistas.
Ao mesmo tempo, o turismo aumentou consideravelmente, de 17,7 bilhões de dólares, para 29,6 bilhões em 2004. Mais de 600 mil postos de trabalho eram ligados direta ou indiretamente ao setor do turismo neste ano, o que representou 16,5% do emprego total do país.

A Grécia possui 11.260.402 habitantes, e apresenta um crescimento de 0,3% ao ano. A taxa de analfabetismo é 2,5% e a renda per capita é US$ 31.382. Apresenta também graves problemas de ordem econômica. O ano de 2010 será crucial para a Grécia, com a execução do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), sendo que o país está passando por uma grave crise econômica e social.

A UE ofereceu ajuda à Grécia. É um esforço da Europa para evitar a queda da Grécia nos mercados. Os países da zona Euro colocaram à disposição de Atenas 30 milhões, num plano de três anos, que deverá ser completado pelo FMI


Desenvolvimento da Grécia em Relação a Zona Euro.



Crescimento da Grécia desde 2003, até o esperado em 2010.



Atualmente, a Grécia faz parte do grupo de países com desenvolvimento humanos elevado, ocupando a 25ª posição com um IDH de 0,942. A expectativa de vida da população é de 79,5 anos e a taxa de mortalidade infantil é de 6,7/mil nasc.


Essa Matemática Grega era uma matemática de carácter dedutivo, não havendo propriamente livros contendo problemas, mas axiomas, proposições, teoremas e demonstrações, os quais não são objecto de estudo nestas páginas. De qualquer forma mesmo esta matemática levantou alguns problemas, principalmente aqueles que os matemáticos da época não foram capazes de resolver - os três problemas clássicos da antiguidade:

· A quadratura do círculo;

· A trissecção do ângulo; e

· A duplicação do cubo.

Friberg (2005) divide os textos gregos originais da época, e não as traduções e copias posteriores, em dois grupos:

· textos directamente relacionados com os Elementos de Euclides, tal como o da imagem acima;

· textos não relacionados com os elementos de Euclides, todos do período ptolemaico e romano do Egipto.

Estes últimos textos são, portanto, contemporâneos dos papiros escritos em demótico (escrita egípcia) e não se encontram diferenças significativas entre estes Friberg (2005).

Nestas páginas são apresentados alguns destes textos, que contém, portanto, problemas na linha dos problemas levantados pelos Egípcios e pelos Babilónios.




0 comentários:

Postar um comentário