terça-feira, 1 de junho de 2010

Dança, Música e Artesanato

A dança e música grega está atrelada à geografia do país É uma mistura ritmos ocidentais e orientais traduzidos por instrumentos milenares e típicos.
Alguns ritmos se tornaram conhecidos em todo mundo, como o Hassápiko, após a música de Mikis Theodorakis e a interpretação da dança por Antony Quinn no filme "Zorba, o grego".

O Rebétiko, também conhecido como “blues grego” é muito antigo e alguns acreditam ser o precursor do blues americano. O Tsiftetéli é um ritmo que mistura o som de um rock década de 60 com o som da música árabe.

A dança dos sete véus pode ter surgido quando Alexandre, o Grande, trouxe para o Império Helênico sedas da Índia, deixando as mulheres da época impressionadas com a delicadeza e maciez do tecido.

Da Grécia antiga temos a dança do circular de mãos dadas, onde os gregos dançavam em volta de árvores gigantes ou fogueiras fazendo oferendas para homenagear os deuses. Existem dois tipos de danças: As folclóricas e tradicionais originárias das ilhas e das montanhas, são exibidas em dias festivos e de muitas comemorações. As danças foclóricas são inúmeras e tem a característica de sua região de procedência, variando desde a vestimenta utilizada até os instrumentos musicais.

Há ainda as danças boêmias, vindas das prisões. Mais modernas, como o Tsiftetéli, são exibidas quase que diariamente nas boates gregas.






A música grega é uma das mais ricas e tradicionais de todo o mundo. Vários compositores, cantores, cantoras e conjuntos existem na Grécia. Alguns deles considerados dentre melhores compositores europeus, como Theodorakis, Hatzidakis, Vamvakaris, Zabetas e Louizo. Vozes como as de Haris Aleksiu, são reconhecidas mundialmente. Cantores de música grega moderna como Stelios Rokkos, George Alkeos, têm invadido as rádios européias. Entretanto, muito pouco se tem acesso no Brasil. O Buzuki é o instrumento musical mais típico e está presente quase que obrigatoriamente em qualquer ritmo da música grega.


Artesanato

As manifestações artísticas dos gregos é de suma importância para religião e se manifesta de forma acentuada na vida humana.

A mitologia nunca foi deixada de lado pelos artistas gregos. Diversos pontos de artesanatos de barro são encontrados por toda Grécia. E sofrem Influência principalmente do artesanato da Grécia Antiga. Vários monumentos são facilmente encontrados pelas cidades Gregas.

0 comentários:

Postar um comentário