terça-feira, 1 de junho de 2010

História

Atualmente, são relatados vários períodos da história Grega. Começando pela civilização minóica. Pouco se sabe sobre os minóicos, eles eram descendentes de um povo pré-Indo-Europeu. O idioma falado por eles era o Eteocretende, e não tem nenhuma próxima com o grego. Esses povos eram extremamente mercantes. Eles cultuavam o simbolismo. Pelo que se sabe, a queda dessa civilização se deve principalmente à invasão dos micênicos. Assim, inicia-se um novo período, conhecido como micênico ou Idade de Bronze.




É a esse período que refere-se o trabalho de Homero, bem como alguns mitos gregos. Por volta de 1.400 a.C. os micênios estenderam seu controle a Creta, e adotaram uma forma da escrita minóica para que pudessem registrar a primeira variante da língua grega. Outras características da cultura micênica sobreviveram nas tradições religiosas e na literatura grega dos períodos Arcaico e Clássico, estão na Ilíada e na Odisséia.

Logo após a famosa Guerra de Tróia, aquela civilização micênica regrediu à barbaridade. O povo abandonou as cidades e partiu para o campo. A arte da escrita se perdeu. Várias cidades foram saqueadas e a região entrou na Idade das Trevas.

Durante esse período a Grécia viveu um declínio populacional e literário. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. Acredita-se que os poemas épicos de Homero contêm um certo montante de tradição preservada oralmente durante o período da Idade das Trevas. A causa desse declínio é a invasão dos Dórios. Para marcar o fim desse período, a civilização grega foi tomada por uma era de renascença que se espalhou pela Grécia. A escrita foi reintroduzida pelos fenícios.

Grécia Antiga foi o período anterior ao Império Romano. Ele abrange desde os primeiros Jogos Olímpicos em 776 a.C. até à morte de Alexandre em 323 a.C.

O período seguinte é o helenismo. Nesse mesmo período houve a formação da pólis, colonização grega, aparecimento do alfabeto fonético, da arte e da literatura além de progresso econômico com a expansão da divisão do trabalho, do comércio, da indústria e processo de urbanização.

É assim que vários modelos de polis vão se constituindo, e definindo a estrutura interna de cada cidade-estado. Procurando garantir melhores condições de vida, alguns grupos teriam passado a manejar armas e a ter domínio sobre as melhores terras e rebanhos. A colonização grega, está relacionada problemas de posse de terra e dificuldades na agricultura.

Já o Período Clássico estende-se entre 480 a.C. e 359 a.C. e é dominado por Esparta e Atenas. Cada um destas pólis desenvolveu o seu modelo político-social. Vemos também a ascensão do Império Persa. Esse mesmo império adotou política expansionista e conquistou as cidades gregas da costa da Ásia Menor.

Com o fim das Guerras, e o resultado da sua participação nos conflitos, Atenas tornou-se uma cidade poderosa. Esparta e Atenas entram em rivalidade, e cada um delas criou uma aliança política e militar.As relações entre as duas pólis atingem o grau desastroso e entram em guerra.

Nesse período a Grécia prosperou, com o fortalecimento das cidades-Estado, mas foi também o período em que o mundo grego esteve em longas e prolongadas guerras.

Durante o reinado de Filipe II, exército macedónio adotou técnicas militares, que aliadas à diplomacia e à corrupção, permitiu dominar as cidades da Grécia. Em 338 a.C. Filipe e, Alexandre, derrotaramm uma coligação grega, colocando a Grécia continental sob domínio macedónio.

Filipe organiza então a Grécia em uma confederação ele queria conquistar o Império Persa como forma de vingar pela invasão de 480 a.C. Mas ele foi assassinado sendo sucedido pelo seu filho Alexandre que concretizou o objetivo do pai.

Após a morte de Alexandre, começa o período Helenístico, quando os seus generais lutaram entre si pela posse do império. Nenhum dos generais de Alexandre conseguiu reunir o império sob o seu poder. Em vez disso, nasceram vários reinos que seguiriam percursos diferentes. Durante o Helenismo foram fundadas várias cidades de cultura grega, entre elas Alexandria e Antioquia.

Os reinos helenísticos acabaram por ser progressivamente integrados naquilo que tornou-se depois o Império Romano, através da conquista ou por doação. Pérgamo tornou-se, o primeiro aliado dos Romanos na Ásia; quando o rei Átalo III morreu em 133 a.C., o reino foi integrado a Roma

Os romanos dividiram a região em quatro repúblicas menores, a Macedônia se tornou oficialmente uma cidade romana.

O Império Bizantino, sucedeu o Império Romano como o império e reinado dominante do Mar Mediterrâneo. Sob Justiniano I, considerado o último grande imperador romano. Esse acontecimento marcou o início da Idade Média. A nova capital, Constantinopla unia a organização urbana de Roma à arquitetura e arte gregas. Em pouco tempo, a cidade tornou-se uma das mais movimentadas e cosmopolitas cidades de sua época.

O Império Bizantino Grego veio finalmente ao fim nas mãos dos otomanos, em 1453, data considerada como o fim do período bizantino.Quando os otomanos chegaram, duas migrações gregas tiveram lugar. A primeira compreendia a camada intelectual grega, que migrou para a Europa ocidental, influenciando o advento da Renascença. Os otomanos dominaram a Grécia até o início do século XIX. Em 1821 os gregos insurgiram-se, declarando sua independência, apesar de só conseguiram real emancipação em 1829.

0 comentários:

Postar um comentário