quarta-feira, 2 de junho de 2010

Questões Ambientais

Assim como no Brasil, a temperatura na Grécia é medida pela escala Celsius. No país o inverno é frio e chuvoso, que dura desde meados de Outubro a finais de Março e a estação seca e quente, que dura desde Abril a Outubro. Durante os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, a temperatura média chega a 5°C nas áreas costeiras, e 0o C nas zonas interiores.

Nos meses mais quentes, como Agosto, várias florestas e paisagens da Grécia são destruídas devido às altas temperaturas, que acabam ocasionando incêndios florestais por todo o território.



Flora

Metade da flora total da Grécia é formada por florestas com vegetação variada e rica que transpõe de vegetação conífera alpina ao tipo mediterrâneo.



Aethionema retsina é uma espécie de fanerógama que pertencente a família das Brassicaceae. É endêmica da Grécia e seu habitat natural são os matagais mediterrâneos e as áreas rochosas.

Um aspecto comum a este tipo de ecossistemas é o facto de serem periodicamente percorridos pelo fogo e de conseguirem retomar rapidamente as características que tinham antes, ou seja, de possuírem uma elevada resiliência. Esta característica faz com que, para a maior parte das situações, só com alguma atenção se consiga detectar os efeitos do fogo em matagais queimados há mais de 5 anos. Muito embora a frequência dos incêndios seja hoje em dia bastante mais elevada, devido a factores diversos relacionados com a actividade humana, sabe-se que sempre foram uma constante ao longo da evolução da vegetação Mediterrânea. A capacidade que os ecossistemas Mediterrâneos têm de reconstituir, num relativamente curto período de tempo, a vegetação consumida pelas chamas é, portanto, o resultado de milhões de anos de evolução.

Fauna

Tartarugas e outras vidas marinha raras, vivem nos mares ao redor da Grécia, enquanto as florestas da Grécia provêm casa para os últimos ursos pardos e linces do oeste da Europa, e para lobos, corças, cabras-selvagens, raposas e javalis, dentre outros.

0 comentários:

Postar um comentário