terça-feira, 1 de junho de 2010

Curiosidades

Um costume do povo grego é que, ainda na infância, a criança encontra um meio que o estimula a crescer intelectualmente. É costume dos gregos frequentarem um lugar que na própria linguagem deles é chamado "cafenion" (lugar onde se toma café), onde homens de todas as classes se reúnem para discutir vários assuntos correntes do dia.
Os sobrenomes gregos são em sua maioria patronímicos. Sobrenomes referentes à profissão, características e localização/origem também ocorrem.Geralmente, os sobrenomes gregos masculinos terminam em -s, que é a terminação grega masculina comum dos substantivos próprios no caso nominativo. Excepcionalmente, alguns terminam em -ou, indicando o caso genitivo desse substantivo próprio por razões patronímicas. Embora os sobrenomes sejam fixos hoje, patronímicos dinâmicos e modificados sobrevivem nos nomes do meio na Grécia onde o genitivo do primeiro nome do pai é geralmente o nome do meio.


De onde vem o costume grego de quebrar pratos?

Ninguém sabe ao certo como o hábito surgiu, mas alguns dizem que ele já fazia parte da cultura grega há 4 mil anos. Uma das possíveis explicações seria o fato de os gregos antigos acreditarem que o barulho afastava os maus espíritos. Mas, além disso, quebrar pratos é prova do desapego aos bens materiais.

Nos tempos modernos, esse costume adquiriu sentidos mais simples, sendo usada para demonstrar apreciação do público por um cantor ou para animar um grupo de pessoas que estivesse dançando. Por volta da década de 30, quebrar pratos havia se tornado uma prática tão comum que os restaurantes costumavam comprar cerâmicas especiais para serem espatifadas no final da noite. Hoje, porém, esse hábito é ilegal nos restaurantes, clubes noturnos e tavernas na Grécia. O tradicional costume foi substituído pelo ato de atirar flores.Tudo por causa da grande quantidade de pessoas que acabavam se ferindo com os pedaços de cerâmica quando a festa ficava muito animada.

0 comentários:

Postar um comentário