terça-feira, 1 de junho de 2010

Idioma, influências e Gírias

A língua grega existe há 3.500 anos, e o indioma falado atualmente preserva muitos elementos de seu antecessor clássico.



Grego moderno é o quinto estado de evolução da Língua Grega, às variedades do Grego falado no presente. Hoje, o Grego é falado, aproximadamente, por 17 milhões de pessoas, principalmente na Grécia, mas também por comunidades minoritárias ou imigrantes e muitos outros países.

O início do período da língua grega conhecida por "Grego Moderno" é atribuído à queda do Império Bizantino. Desde então, a língua permaneceu numa situação de coexistência, com dialetos regionais falados, que existiam conjuntamente com as formas arcaicas escritas. Esta situação durou até ao Século XX com uma versão reconstruída do grego antigo denominada Katharevousa. Atualmente, o Grego Moderno Padrão, uma forma padronizada de Demótico é a língua oficial, tanto da Grécia como de Chipre. o Grego é também uma das Línguas Oficiais da União Europeia.


Hino da Grécia

Se gnoriso apo tin kopsi.
Tou spathiou tin tromeri,
Se gnoriso apo tin kopsi
Pou me via metra tin yi.
Ap' ta kokala vialmeni
Ton Ellinon ta iera,
Ke san prota andriomeni,
Haire, o haire, Eleftheria!

Tradução

Reconheço-te pelo gume
Do teu temível gládio;
Reconheço-te por esse rápido olhar
Com que fitas o horizonte.
Saída das ossadas
Sagradas dos Helenos,
E pujante da tua antiga bravura,
Saúdo-te, saúdo-te, Oh Liberdade.


Gírias

Hevimetallaras: fan de heavy metal.

Esta palavra é o término que se usa para descrever a uma pessoa que pertence a tribu urbana dos heavy metals. É uma boa forma de caracterizar a alguém

Munga: uma duvida ou alguém com aparência de atrair problemas.

Esta palavra se pode usar como um insulto, se pode chamar munga a uma pessoa que é muito egoísta. Também se pode usar a forma mungaki ou munga, de forma afetiva com os amigos ou de forma sarcástica. Munga é masculino e mungissa é feminino.

0 comentários:

Postar um comentário